Abordagens e fundamentos da Psicopedagogia Institucional. Ação do psicopedagogo nos diferentes espaços institucionais. Diagnóstico psicopedagógico. O que é aprender. Diferentes modos de aprender e de ensinar. Habilidades básicas necessárias ao aprendizado da leitura e da escrita e ao desenvolvimento do raciocínio
lógico-matemático. Principais dificuldades de aprendizagem relacionadas a atenção, memorização, linguagem, leitura, escrita e cálculo. Estímulos ao aprendizado. Transtornos específicos de aprendizagem. Aprendizagem de qualidade. Contextos promotores da aprendizgem de qualidade. Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: avaliação da escrita, leitura, raciocínio lógico-matemático. Provas operatórias, testes projetivos e psicométricos. Prevenção de dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar. Importância do lúdico na aprendizagem. Planejamento e modelos de intervenção. Papel da família no processo de aprendizagem. Educação inclusiva e inclusão do aluno com dificuldades de aprendizagem. Recursos psicopedagógicos e estratégias de ensino. Prática da psicopedagogia institucional escolar. Estudos de casos e intervenção: psicopedagogia aplicada na escola.
Conteúdo do curso
- Cenário psicopedagógico institucional
- Meandros da aprendizagem
- Ação preventiva e cooperativa dos atores educativos
- Avaliação, diagnóstico, planejamento e intervenção psicopedagógica
- Mergulho na prática psicopedagógica em instituição escolar
Duração mínima de 2 semanas e máxima de 5 meses, independente de carga horária. Após esse período, caso o aluno não tenha finalizado o curso, será necessário que realize uma rematrícula.
Formas de Pagamento
O curso pode ser pago no boleto ou cartão de crédito.
Duração | Parcelas | Investimento |
---|---|---|
1 a 5 meses | 1 | R$ 120,00 |